Terceirão

Sobre o ENEM

Inscrição ENEM 2017

É de responsabilidade do participante acompanhar a inscrição do Enem 2017. Qualquer tipo de alteração na inscrição só será possível no prazo da inscrição. Para ter acesso ás informações da inscrição basta acessar o site do Enem e clicar na opção “página do participante”. Esta página contém todas as informações sobre a inscrição do candidato. Para acessá-la basta informar o CPF e senha (esta senha é criada no decorrer da inscrição). Caso tenha esquecido a senha o participante pode optar por receber uma senha provisória clicando na opção “esqueci minha senha”.

O valor da taxa de inscrição atualmente é de R$68,00 paga somente no banco do Brasil através do GRU (Guia de Recolhimento de União). Aqueles que não efetuarem o pagamento na data estabelecida não terão suas inscrições confirmadas para o Enem 2017. Como o exame é feito para avaliar os alunos do ensino médio, aqueles que estão concluindo estão automaticamente isentos da taxa.

Outra maneira de obter isenção é através do pedido de carência. Este pedido pode ser feito ao final da inscrição por pessoas de baixa renda. Após a opção do candidato ao pedido de carência o Inep avalia através das informações fornecidas no questionário socioeconômico. Se o participante de fato tem o direito assegurado. A resposta é informada rapidamente, mas aqueles que não forem aceitos terão que efetuar o pagamento.

Clique aqui para se inscrever no Enem 2017

Cartão de confirmação do ENEM
O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017 era enviado nas residências através dos Correios, mas no ano de 2015 o exame passou por algumas alterações e passou a ser entregue na página do participante online. O cartão de confirmação de inscrição contém local de prova, sala, endereço, nome completo, número de inscrição, dia, data e horário de aplicação das provas e tipos de atendimentos especiais requeridos pelo participante. A apresentação deste cartão no dia do exame não é obrigatória, mas por sua importância tê-lo em mãos acaba facilitando os trâmites nos dias de provas.

Exige-se no dia do exame que o participante apresente documento de identificação oficial com foto, por exemplo: Cédula de identidade (RG) expedidas pelas secretarias de segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, Certificado de dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte e Identidade Funcional em consonância.