Terceirão

MATÉRIAS

Conteúdo das Matérias do ENEM 2017
No primeiro dia normalmente os conteúdos mais cobrados no Enem 2017 serão os abrangidos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Em química serão aplicadas questões sobre estudo da composição, estrutura e propriedades de matérias. Em física as questões abordarão a natureza e seus fenômenos. Na matéria de biologia as perguntas serão focadas no estudo da evolução e fisiologia dos seres vivos.

Ainda no primeiro dia outra área de conhecimento abordada pelas questões é Ciências Humanas e suas Tecnologias. Em história as habilidades e competências avaliadas se concentram no estudo e conhecimento dos fatos que marcaram a sociedade ao longo do tempo e de sua formação. Geografia normalmente cobra o estudo dos aspectos de fenômenos relativos ao ambiente e sua inter-relação com a sociedade humana. Filosofia e sociologia as competências avaliadas são centradas no desenvolvimento do conhecimento, das ideias e formas de pensamento da humanidade com suas consequências e desdobramentos.

No segundo dia de provas do Enem 2017 as áreas cobradas são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. As competências relativas à língua portuguesa exigirão bastante leitura e interpretação de textos e gramática. Literatura focará no estudo e compreensão dos diversos gêneros literários e expressões artísticas. Língua estrangeira moderna é a parte que o candidato terá que responder questões com foco na leitura e interpretação do idioma optado, inglês ou espanhol. Em educação teremos ao menos uma questão relacionada ao conhecimento e funcionamento do corpo humano enquanto meio de expressão. Tecnologia da informação e comunicação é a compreensão dos meios de organização cognitiva de significados, expressão, comunicação e informação.

O participante também terá que elaborar uma redação argumentativa-dissertativa com sobre um assunto atual e relevante para a sociedade brasileira. O tema só será conhecido no momento da prova.